Nossa Escola



Conheça nossa Escola:
como tudo começou
A Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho está localizada na rua dos Jasmins, nº 20, na região central do município de Camaragibe – Mesorregião Metropolitana do Recife e se insere em um contexto socioambiental diferenciado. A Unidade Escolar está localizada às margens de um fragmento da Mata Atlântica com 179 hectares – Privê Vermont, uma ZEPE – Zona Especial de Preservação Ecológica, com 273 hectares e uma vila de casas populares no seu entorno.
      Devido à localização, próxima a Mata do Privê Vermont, desde a inauguração, apesar do comprometimento das equipes de gerências que já passaram pela administração, a escola carregava o estigma da violência e baixa qualidade na prestação dos serviços oferecidos. O terreno onde é edificada a escola, foi doado pela Sra. Maria Amazonas MacDowell, proprietária do Engenho Camaragibe. A escola foi fundada em 19 de abril de 1974 na gestão do então governador Marco Maciel e seu nome é uma homenagem ao outrora Ministro da Educação Jarbas Passarinho.

      A primeira diretora foi a Profª Maria Eucia de Lima, que gerenciou a escola por 2 anos. Após vários anos e diversas equipes de gestão e momentos diversos que foram caracterizados por sucessos e crises, a escola adquire um estigma da violência, descaso, consumo de drogas, baixa qualidade no ensino sem , no entanto, perder  por completo a sua identidade. Ao final da década de 90, a Unidade passa por um período crítico em que se instaura um processo de decadência, chegando a 2003 com graves problemas na gestão de pessoas, de custos, de ensino, de rede física, a ponto de funcionar com apenas 04 salas de aula em sistema de rodízio e com apenas 400 alunos, porém com capacidade de oferecer seus serviços para mais de 1.400 alunos.

      Em novembro de 2003, Profº Ivaldyr Henrique Calado, gestor da GRE METROPOLITANA SUL, encaminhou para a escola uma nova equipe gestora, tendo como Diretores o Prof. Marcos Vinícius Bezerra Lima de Jesus e a Prof.ª Aiza Maria Arôxa Fernandes. A equipe encaminhada à escola integrou-se aos profissionais remanescentes da gestão passada e, juntos, definiram a QUALIDADE como META. Com esse lema, a escola, ao longo dos anos, resgatou sua função e qualidade, bem como a credibilidade das comunidades que interagem com ela.

      A EMJP vem desenvolvendo desde então, com a posse dos novos gestores, uma ação diferenciada no que diz respeito à qualidade do ensino, contando, em seu corpo docente, com professores Doutorandos, Mestres e Especialistas que têm experiência de atuação em Unidades de Ensino Superior e Consultorias do Estado de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, além da reconstrução da estrutura física, da integração com as comunidades e  dos órgãos de segurança, desde 2004 com a implantação e inserção do primeiro Projeto Político Pedagógico (PPP).

      As atividades na instituição vêm se concretizando com vários outros projetos, originados do PPP inserido pelos gestores atuais, com foco na valorização do corpo de docentes, funcionários e discentes; e envolvimento das comunidades do município e fora dele – locais distantes da Unidade Escolar. 

       Hoje é considerada uma Escola de Referência no desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas no município de Camaragibe. Já conquistou o primeiro lugar na GRE Metro Sul do Estado de Pernambuco com o Prêmio de Referência em Gestão Escolar anos bases 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2011.

Faça uma Expedição Fotográfica pela EMJP
                                                                           

Corredores da Escola


Corredores da Escola




Núcleo de Línguas




Sala dos Professores



Secretaria Escolar



Hall de Entrada






Corredores da Escola


Sala de Aula

Laboratório de Ciências 

Pátio da Escola 


Biblioteca




 Biblioteca


Biblioteca


Biblioteca



Laboratório de Informática



Laboratório de Informática

Laboratório de Ciências


Toalete dos Professores

Quadra de Esportes 


Mural de Informes



 Sala da Direção

5 comentários:

  1. Meu nome é eduardomanoelalves estudei nesse Colégio por mais ou menos nessa década chegando assim até a 8oitava
    Série do primeiro grau dai parei por motivo de ter que trabalhar pra ajudar a família mas foi um período bom pra mim pois o Colégio realmente passou por esse problema mesmo mas graças aDeus está aí de pé hoje precisoconseguir uma declaração dele será que consigo obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Como fasso para matricular minhas meninas

    ResponderExcluir
  3. me matriculei em 1975.
    A diretora era eu ia,depois foi diretor José Do Rego.
    tínhamos Professores ótimos.
    D. Leônida ( Português)
    D.Graça ( Religião)
    Professor ( técnicas comerciais)
    Professor Marcos ( Educação física).
    tempo.....

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde como faço pra saber si o cadastro do cartão foi valido

    ResponderExcluir